Comurg aguarda término de projeto para implantar separação de resíduos no aterro de Goiânia/GO

Home / Novidades / Comurg aguarda término de projeto para implantar separação de resíduos no aterro de Goiânia/GO

« Voltar

Comurg aguarda término de projeto para implantar separação de resíduos no aterro de Goiânia/GO

O tratamento de resíduos recicláveis, com a instalação de um Centro de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos (CTDRS) no Aterro Sanitário de Goiânia, está previsto para ser iniciado ainda em2023, cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público doEstado de Goiás (MP-GO) em 2020. No entanto, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aindaaguarda a finalização dos estudos que subsidiam a realização dos projetos para a implantação doespaço e ainda não há estimativa de quando isso ocorrerá.
Segundo a Comurg, o TAC assinado entre a companhia e o MP-GO “teve a finalidade de adequar asatividades de gestão de resíduos sólidos do Aterro Sanitário de Goiânia”. O acordo, para que asadequações sejam realizadas, determina ser “imprescindível a realização de estudos técnicos, projetos e adequações de todo o trabalho”. “Deste modo, houve a contratação da empresa Fral-Consultoria LTDA,por meio de processo licitatório, para que sejam apresentados os estudos, projetos e requisitosnecessários para a implantação do CTDRS. A empresa vencedora da licitação está em fase final deelaboração dos projetos”, informa.
A implantação do CTDRS no Aterro Sanitário atende a obrigação prevista na Lei Federal 12.305/2010, queé conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e serve para que uma menorquantidade de rejeitos permaneçam no local. Ou seja, com a chegada dos resíduos no aterro haveriauma triagem dos materiais, com a separação do que é possível reaproveitar, reutilizar ou reciclar e oenvio para as cooperativas ou outro tipo de destinação. Com isso, uma menor quantidade de materiaispassaria a permanecer no aterro e até mesmo aumenta a vida útil do equipamento público.